De vez em quando, convém fazer uma limpeza no frigorífico. É provável que tenha produtos fora do prazo, alguns a estragarem-se e até outros que nem deviam estar no interior. Existem alguns alimentos que duram apenas alguns dias nestas condições. Nesse caso, o melhor é congelar.
Leia Também: O que deve ter no frigorífico e na despensa durante a época da gripe
O portal EatingWell reuniu alguns dos produtos que devem ser guardados de outra forma, longe do frigorífico. Saiba quais e o tempo que duram no interior deste equipamento da cozinha.
Molhos fora do prazo
Por vezes, ficam esquecidos na porta do frigorífico ou nas gavetas. Acumular só faz com que deixe passar o prazo de outros que também tem lá. Por norma, não duram mais do que seis meses a um ano, mas o melhor é verificar.
Enchidos e carnes fumadas
O portal explica que depois de abrir a embalagem, o melhor é consumir no prazo de três a cinco dias. “Apesar de serem alimentos preservados, não têm uma vida útil muito longa.”
Carne picada
Se não a usar nos dois dias seguintes, o melhor é mesmo congelar. No frigorífico só vai fazer com que se estrague.
Queijos macios
Apenas duram entre uma a duas semanas, por isso o melhor é verificar quando os abriu. Podem começar a secar e a criar bolor.
Alimentos enlatados
Depois de abrir uma lata, não a guarde no frigorífico. O melhor é colocar o que sobrou num outro tipo de embalagem. “Faz com que o interior seque mais rapidamente e acaba por absorver odores indesejados.”
Caldos
O ideal é que fiquem guardados no frio até quatro dias. Caso contrário, o melhor é congelar para usar mais tarde.
Sobras de comida
Pode querer fazer logo a comida para uma semana ou deixar as sobras por algum tempo. Segundo o portal, não devem ficar mais do que quatro dias guardados no frigorífico. O melhor, nesse caso, passa por congelar e retirar conforme a necessidade.
Leia Também: Qual é o melhor sítio da cozinha para ter o frigorífico?