Outubro pode ser um mês particularmente difícil para algumas pessoas. É a altura em que a estação muda, assim como a hora. Além disto, os dias ficam mais frios e curtos, mudanças que podem causar depressão sazonal.
No geral, "os sintomas incluem humor deprimido, falta de interesse em atividades quotidianas normais, desespero, culpa, dificuldade de concentração, letargia", disse, ao Metro, Rupy, médico no serviço público de saúde britânico.
Como é um problema comum, é essencial saber como o contrariar, por isso, o jornal pediu dicas ao especialista, que recomendou algumas mudanças nos hábitos alimentares.
Leia Também: Dieta mediterrânica pode ajudar a combater cancro da pele
Aposte em alimentos ricos em vitamina D
Como vai estar mais exposto ao sol, nos próximos meses, é essencial consumir mais alimentos ricos nesta vitamina. O médico recomenda peixes oleosos como salmão ou cavala, ovos e cogumelos.
"Planear algumas refeições que incorporem alguns desses ingredientes ao longo da semana pode ajudar a manter os seus níveis elevados", diz acrescentando que um suplemento, com vitamina D, também pode ajudar.
Evite alimentos que aumentem a inflamação
"O excesso de inflamação parece ter uma conexão com problemas de saúde mental, portanto, a remover gatilhos de inflamação da nossa dieta, incluindo carboidratos refinados, excesso de açúcar adicionado e gorduras de baixa qualidade de carne processada, laticínios e óleos levados a altas temperaturas (como em alimentos fritos ) é aconselhável", explica.
Todos estes alimentos devem ser substituídos por outros "ricos em polifenóis, incluindo tomates coloridos, maçã, abóbora, couve e basicamente qualquer fruta fresca e vegetal da estação". São anti-inflamatórios e têm muita fibra.
Experimente fazer uma dieta mediterrânica
Segundo o médico, "gorduras de boa qualidade e alimentos fermentados que ajudam a nutrir e povoar os seus micróbios intestinais são uma boa decisão pragmática para a saúde mental e podem ter um efeito indireto sobre como nos sentimos".
Leia Também: Fica mais triste ou ansioso no outono? Saiba qual é a explicação