O chá de dente-de-leão pode diminuir o risco de cancro do pâncreas, afirma a médica Deborah Lee, da clínica online Dr Fox.
Leia Também: "De toda a Europa, somos o país com maior incidência de cancro gástrico"
"O dente-de-leão (taraxaco) tem sido utilizado como remédio natural durante centenas de anos", disse ao Express Daily, acrescentando que "as suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas e diuréticas estão comprovadas".
O dente-de-leão, explica, contém "grandes quantidades de betacaroteno [um precursor da vitamina A que atua na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Está presente em fruta e legumes de tom alaranjado, como a papaia e a cenoura, ou em espinafres, brócolos e outros vegetais verde escuro]. Tanto como em cenouras", sendo que "inúmeros estudos têm demonstrado os seus poderosos efeitos anticancerígenos", incluindo a redução do risco de cancro pancreático. Inclui, ainda, taraxasterol, taraxerol e ácido chicórico, todos com propriedades anticancerígenas.
Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos
E desengane-se se julga que esta especialista é a única a destacar o dente-de-leão. Uma investigação, publicada na revista Pancreas, em 2012, veio demonstrar que o extrato de raiz deste ingrediente foi capaz de induzir a morte de células cancerosas do pâncreas humano. Além disso, a equipa de investigação também notou que o dente-de-leão não parecia danificar as células não cancerígenas.
Ainda assim, Deborah Lee considera que são necessários mais estudos para analisar o potencial do dente-de-leão no combate ao cancro do pâncreas.
Leia Também: Cancro da cabeça e pescoço. Sobreviventes podem deixar de falar ou comer