Quanto está a dormir, pode pensar que não está a fazer uma grande atividade. A verdade é que o cérebro não deixa de trabalhar. É durante o sono que as memórias são processadas e armazenadas. Um novo estudo da universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tentou perceber melhor todo este processo.
Leia Também: Hábitos que vão prejudicar o seu sono quando a hora mudar
A pesquisa conseguiu desenvolver um algoritmo para entender melhor como é que o cérebro está a trabalhar nestas horas em que descansa. Quando está acordado, é a zona do hipocampo que regista os vários episódios do dia.
Quando está a dormir, durante um sono não REM - que é uma fase mais curta e que pode acontecer em vários momentos -, o hipocampo fornece informações ao neocórtex que as liga com as memórias mais antigas. É desta forma que todos os episódios são consolidados.
“Um dos próximos passos será realizar experiências para perceber se o sono REM está realmente a trazer memórias antigas e quais as implicações que isso pode ter para integrar novas informações ao conhecimento que já tem”, explica Anna Schapiro, uma das responsáveis pelo estudo.
O estudo foi feito com base numa simulação de computador. No futuro esta investigação pode vir a ser útil no tratamento de pessoas com distúrbios do sono.
Leia Também: Se acorda a meio da noite e não consegue adormecer, precisa destas dicas