Uma ida ao dermatologista não acontece com tanta regularidade. Dessa forma, o melhor é estar atento aos sinais que tem no corpo para conseguir despistar qualquer risco de cancro da pele que possa estar a desenvolver. Saiba como identificar.
Leia Também: O sintoma que pode surgir "meses ou anos antes" da confirmação de cancro
Segundo o portal Health Digest, a Clínica Mayo afirma que aqueles que são mais salientes podem ter várias tonalidades, desde rosa, vermelho, roxos, pretos ou até azuis. Qualquer parte do corpo está suscetível ao aparecimento, como as costas, pernas, coxas e axilas.
Clínica Mayo refere que o método ABCDE é o melhor para conseguir fazer o despiste de um melanoma. O A diz respeito a uma forma assimétrica. O B é uma fronteira, já que podem ser notadas algumas alterações nos rebordos.
O C diz respeito a mudanças de cor. Já o D refere o diâmetro, quando fica maior ao longo do tempo. O E identifica a evolução, como necessidade de coçar ou se sangra com facilidade.
Se reparar em alguns destes sintomas, o melhor é consultar um médico especialista já que podem querer indicar cancro de pele.
Leia Também: Três sintomas "constantemente associados" a cancro em estado avançado