Teve Covid-19 mais do que uma vez? Estudo diz que aumenta risco de morte
Em causa está a mortalidade associada a outras doenças.
© ShutterStock
Lifestyle Coronavírus
De certeza que conhece pessoas que já foram infetadas com Covid-19 mais do que uma vez. Um novo estudo refere que o risco de morte associado a outras doenças é maior nestes casos de reinfeção.
Leia Também: Covid-19. Vacinação melhora eficácia de tratamentos contra o cancro
A pesquisa foi feita pela universidade de Washington, nos Estados Unidos, e revelou também que quanto maior o número de infeções, maior é a probabilidade de precisar de cuidados hospitalares.
O estudo analisou dados de milhares pacientes. Concluiu que quem tivesse uma reinfeção por Covid-19 tinha mais probabilidade de ter problemas de coração, no cérebro, nos músculos, sangue e até no sistema digestivo. O risco aumentava três vezes em comparação com quem tinha estado doente apenas uma vez.
Já em relação a morte precoce, o risco é duas vezes superior. A probabilidade de ser internado revelou-se três vezes maior. O estudo revelou que a vulnerabilidade a problemas de saúde aumenta a cada infeção por Covid-19.
“Se teve duas infeções por Covid-19, o melhor é evitar uma terceira. E se teve três infeções, o melhor é evitar a quarta”, explicou o professor Ziyad Al-Ali, um dos autores do estudo.
Leia Também: DGS: Pessoas com sintomas infeção respiratória devem usar sempre máscara
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com