Um grupo de cientistas da Universidade de Newcastle, na Austrália, descobriu que basta um risco numa panela antiaderente para libertar milhões de partículas de microplástico tóxico nas refeições, segundo um estudo publicado na revista científica Science of The Total Environment.
As substâncias per-e polifluoroalquil (PFAS), também conhecidas como 'produtos químicos eternos', podem ser encontradas em embalagens de alimentos, água potável e em objetos com teflon, usado para revestir frigideiras, por exemplo. No entanto, estão associados a uma série de problemas, como infertilidade e alguns tipos de cancro.
Leia Também: O truque de limpeza que (muito provavelmente) nunca ninguém lhe ensinou
Os médicos australianos conseguiram medir a quantidade presente de PFAS nas panelas revestidas com teflon com imagens Raman, uma técnica que consiste na utilização de ondas de calor para monitorizar a quantidade de partículas microscópicas e a interação entre elas.
Segundo os investigadores, um único risco de apenas cinco centímetros libertou até 2,3 milhões de microplásticos e, em geral, um que seja na superfície pode deixar para trás aproximadamente 9,1 mil partículas de plástico.
Leia Também: Tão fácil! Mezinha caseira para tirar as manchas das panelas de inox