A alopecia tornou-se um assunto mediático na última gala dos Óscares, tudo devido à piada de Chris Rock sobre a mulher de Will Smith. A verdade é que esta doença de perda de cabelo e pelo não acontece apenas em pessoas. Os animais também podem sofrer da mesma patologia. Há sintomas a que deve estar atento e que podem indicar outras doenças.
Leia Também: O hábito simples que diminui (e muito) o risco de demência em cães
O portal Great Pet Care explica que existem vários tipos de alopecia nos cães. Podem acontecer em todo o corpo ou apenas em algumas áreas, o que leva a algumas manchas. Existem alguns sintomas a que deve estar atento para perceber se o cão está com esta patologia.
É o caso da perda ou ganho de peso, mudanças no apetite, aumento da sede ou infeções urinárias. É no veterinário que consegue fazer o diagnóstico para perceber se o animal está doente.
O portal refere ainda algumas das causas que podem levar à perda de pelo. Dá o exemplo de infeções bacterianas, glândulas inflamadas, doenças da tiroide, cancro ou linfoma.
Uma alimentação correta, evitar acessórios, prevenir contra pulgas e evitar problemas hormonais, são algumas das formas para conseguir controlar o aparecimento da alopecia em cães.
Leia Também: Dorme com cães na cama? O melhor é continuar a fazê-lo