É mesmo no coração do Chiado, em Lisboa, que vai encontrar o Oitto, o mais recente projeto do chef Carlos Afonso. Trata-se de um restaurante focado na gastronomia portuguesa e que tem como base o respeito pela cultura, tradição e produtos nacionais.
O espaço que esteve, até agora, em 'soft-opening', "assume-se como um espaço democrático e acessível, envolvido num ambiente acolhedor, elegante e confortável", lê-se em comunicado.
É um restaurante sofisticado e com várias áreas amplas, incluindo uma sala principal, com capacidade para 54 pessoas, um bar de barra, no piso superior, com 12 lugares, e ainda uma esplanada para 20 pessoas.
Leia Também: Ver o pai Natal e patinar no gelo. Planos para um fim de semana mágico
Existe ainda, no restaurante, um lugar muito privilegiado, a 'mesa do chef', com espaço para até 12 pessoas, e que "permite uma relação mais íntima com o restaurante". É uma 'mesa' ideal para jantares de grupo ou ocasiões especiais.
Já a carta é baseada em produtos locais e inspirada na gastronomia tradicional portuguesa, mas, claro, não lhe falta uma interpretação do chef. Além disto, como o Atlântico também é uma inspiração para o chef, não faltam propostas que levam a "costa até à mesa".
No geral, neste restaurante, localizado no número 8B do Largo do Picadeiro, "a relação entre o menu e carta de bebidas assume um papel central", salientando, em todos as áreas, os sabores portugueses.
Carlos Afonso, chef do Oitto, descreve o espaço, em comunicado, dizendo que é um "restaurante onde podemos pedir um croquete, comer um pato escabeche ou um arroz de forno a partilhar e terminar com um bife à portuguesa ou uns ovos mexidos com espargos e beber um bom vinho e no final uma mousse com cheirinho". Tudo isto "num ambiente que se quer sofisticado, mas também leve, jovem e casual", acrescenta.
Leia Também: Para se sentir em Itália só precisa de entrar num destes restaurantes