Jejum intermitente. Estudo alerta para os perigos da dieta da moda
Atenção que pode estar associado a distúrbios alimentares. A pesquisa foi publicada na revista Eating Behaviors.
© ShutterStock
Lifestyle Jejum
É uma das dietas mais faladas. No jejum intermitente as pessoas acabam por comer apenas durante um intervalo de tempo. Tanto pode ser à noite, como durante o dia. É variável e cada um opta por o que traz mais resultados. Ainda assim, existem alguns perigos associados, como os explicados numa recente pesquisa publicada na revista Eating Behaviors.
Leia Também: Do pequeno-almoço ao jejum: A desmistificação de uma rotina alimentar
Os dados analisados foram recolhidos no Canadian Study of Adolescent Health Behaviors. O estudo concluiu que este tipo de dieta pode estar associado a distúrbios alimentares.
Em muitos casos, tanto homens como mulheres, sentiam vómitos e refluxo. “As associações encontradas entre jejum intermitente e comportamentos de transtorno alimentar são particularmente salientes, dado o aumento significativo de distúrbios alimentares entre adolescentes e adultos jovens desde o início da pandemia”, refere Jason M. Nagata, um dos autores do estudo.
“Restringir a ingestão pode levar a outros comportamentos alimentares extremos. Ignorar a fome pode aumentar a fome, resultando em excessos e ao desencadear deste tipo de comportamentos”, continua.
Explica que quem quiser seguir a dieta o melhor é fazer o jejum durante a noite, já que é algo mais natural para o corpo, que não recebe alimento quando está a dormir.
Leia Também: Jantar tarde pode trazer problemas de saúde, dizem estudos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com