A Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora, um evento anual promovido pelo município do distrito de Évora, vai na 27.ª edição e já faz parte da tradição gastronómica do concelho, com participação nas quatro freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia.
Leia Também: Novos estrela Michelin portugueses descrevem distinção como uma surpresa
Esta iniciativa pretende contribuir para o "desenvolvimento turístico e económico" do concelho, através do "aproveitamento das espécies cinegéticas" existentes na região e da "gastronomia típica de excelência", divulgou hoje o município.
Os restaurantes aderentes vão ter as ementas 'recheadas' de pratos que têm como base a carne de caça, nomeadamente de javali, veado, lebre, faisão, tordos, pombo e pato, para 'aguçar' o 'apetite' de habitantes e turistas.
A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, realçou hoje à agência Lusa que esta mostra gastronómica "permite trazer visitantes ao concelho" e apresentar a "gastronomia de excelência" da região.
"Permite mostrar o que de bem se faz no nosso concelho, assim como dar dinâmica à nossa restauração", acrescentou a autarca.
Ao fim de mais de 20 edições, segundo a presidente do município, "é já um evento aguardado por todos, trazendo visitantes habituais ao concelho de Mora", que "acabam por visitar" os espaços de lazer do concelho, como o Parque Ecológico do Gameiro, ou os espaços culturais, como o Fluviário de Mora ou o Museu do Megalitismo.
A mostra gastronómica abre no sábado, a partir das 18 horas, na Quinta de Santo António, com um jantar, como é tradicional, que junta à mesa "centenas de convivas" apreciadores da gastronomia cuja confeção tem como base peças de caça, numa organização da Câmara de Mora em colaboração com os restaurantes aderentes, de acordo com a autarquia.
O município indicou ainda que o jantar na Quinta de Santo António, em Mora, vai servir de divulgação dos diferentes pratos que vão estar nas ementas dos restaurante aderentes.
Este jantar, além da prova dos pratos de caça de cada um dos restaurantes, inclui animação com espetáculos teatrais e de fado.
Cinco dos restaurantes aderentes estão situados em Mora, três em Cabeção, um em Brotas e outro em Pavia.
Leia Também: Guia Michelin. "É o reconhecimento do esforço", diz Turismo de Portugal