O alho é a base de vários pratos da cozinha portuguesa - e não só. Todo o refogado começa com um ou dois dentes bem picados, por exemplo. Quando deixa uma cabeça de alho por algum tempo é normal que o interior, o miolo, ganhe uma ponta verde. É o chamado germe. Pode ser usado ou deve ser colocado no lixo?
Leia Também: Os alimentos fermentados que melhoram o humor e reduzem o stress
Segundo o portal Delish, estas pontas verdes podem continuar a crescer e até sair do dente do alho para fora. Este interior é 100% seguro para comer. Não existe qualquer evidência de que seja prejudicial para a saúde. A principal diferença está no sabor.
São ligeiramente mais amargos e podem dar um outro gosto à comida, que não apenas o do alho. O portal explica que as quantidades que se usam até nem trazem nenhuma diferença ao prato. Por isso, a tarefa árdua de o retirar - e ficar com as mãos a cheirar a alho por algum tempo - é algo ingrata.
Quando o compra no supermercado não sabe se já está a crescer este miolo no interior. A forma como o guarda pode ajudar a evitar que cresça. Por exemplo, ficar num lugar seco, escuro e com humidade moderada é o ideal. É o caso da despensa e não numa cozinha mais exposta a luz e a outros fatores.
Leia Também: Evite a concentração de monóxido e "proteja-se em segurança" (dez dicas)