Nas próximas semanas é impossível escapar aos jantares com a família e amigos. Ou seja, as noites vão ser passadas à mesa, a comer muita coisa boa, mas pouco saudável. Por isso, é muito importante saber o que fazer para evitar problemas incómodos como a azia, e não só.
Para ajudar, o Metro, jornal britânico, pediu algumas dicas a Signe Svanfeldt, nutricionista da Lifesum, app de nutrição.
Tente evitar certos alimentos
"Evite fritos e sobremesas ricas em gorduras, como creme e manteiga", recomenda. São estes alimentos, assim como queijos e carnes processadas que são os principais causadores da azia, acrescenta.
Leia Também: Como é que pode evitar a azia em menos de nada
Mantenha a alimentação equilibrada
"Faça refeições equilibradas regularmente ao longo do dia e evite comer demais". A nutricionista recomenda que faça um diário alimentar se não conseguir lembrar-se de tudo o que come.
Beba com moderação
É difícil resistir a um copo, ou copos, a mais neste dia, mas é necessário ter cuidado porque o álcool também não é amigo da azia e até causa, muitas vezes, refluxo gastroesofágico.
Não tenha pressa
A nutricionista diz que o melhor é comer devagar e mastigar os alimentos adequadamente porque o stress e a ingestão rápida podem causar azia.
Não se esqueça da fibra
Alimentos ricos em fibra não devem ser esquecidos nesta época. É um nutriente muito necessário e que ajuda a regular a digestão. Quando não come fibra suficiente, a comida passa mais tempo no estômago, produzindo mais ácido, explica.
Leia Também: O refluxo gastroesofágico pode causar dores nas costas?