Segundo um novo estudo, é possível tratar lesão renal aguda, uma condição séria que pode fazer com que os rins parem de funcionar, com medicamentos que já existem e são usados para tratar angina e hipertensão.
Os investigadores responsáveis pelo estudo, publicado na Science Translational Medicine, revista científica, tentaram entender qual o efeito destes medicamentos, fazendo experiências em ratos, com esta condição.
Leia Também: Homens têm doenças nos rins mais graves. Cientistas descobrem a razão
Entre os ratos que tomaram estes medicamentos foram registados níveis de pressão arterial mais baixos, menos inflamação e cicatrizes reduzidas no rim. Além disso, os vasos sanguíneos destes animais estavam mais relaxados e a função renal também melhorou, em comparação com os que não receberam este tratamento.
Assim, os investigadores concluíram que é possível evitar, com a medicação, muitos dos danos, relacionados com esta doença, e que afetam, a longo prazo, os rins e o sistema cardiovascular.
Em comunicado, os investigadores dizem que esta descoberta é uma forma de começar a melhorar, e tornar mais eficaz, o tratamento da lesão renal aguda, uma doença que é relatada em 20% das visitas aos serviços de urgência, no Reino Unido.
Trata-se de uma condição causada, no geral, por outras doenças que reduzem o fluxo sanguíneo para os rins e deve ser tratada rapidamente para evitar a morte. Mesmo que os rins recuperem, a lesão renal aguda deixa, muitas vezes, sequelas.
Leia Também: Em risco? Esta é a principal causa de doença renal crónica