Risco de Covid longa é superior para estas pessoas, diz estudo
A descoberta foi feita por investigadores do VA St. Louis Health Care System.
© Shutterstock
Lifestyle Coronavírus
O risco de Covid longa aumenta em indivíduos reinfetados por SARS-CoV-2, revela um estudo publicado, recentemente, na revista científica Nature Medicine.
Depois de analisarem dados relativos a 5,8 milhões de pessoas, os investigadores do VA St. Louis Health Care System, nos Estados Unidos, descobriram que o risco de hospitalização e morte na fase aguda da doença também aumenta. "Os riscos para todas as sequelas ainda eram visíveis seis meses após a segunda infecção", sublinham os autores do estudo.
Do total de indivíduos analisados, 443 mil contraíram Covid-19 pelo menos uma vez e 40,9 mil tiveram a doença duas vezes. Outros 5,3 milhões não foram diagnosticadas com a infecção durante o período da análise.
As reinfecções foram mais comuns na fase em que as variantes da Ómicron eram dominantes.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia também: SARS-CoV-2 pode permanecer "durante vários dias" em alguns alimentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com