Viagens podem afetar a menstruação. Conheça as razões

Cansaço e inchaço pouco habituais são alguns dos sinais a ter em conta.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/12/2022 10:06 ‧ 26/12/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Menstruação

Viajar tem os seus benefícios, mas também pode trazer alguns problemas. No caso das mulheres, algumas mudanças quando estão de férias ou em passeios acabam por afetar as hormonas e o consequente ciclo menstrual.

A revista The List reuniu alguns estudos para perceber melhor de que forma a menstruação é afetada durante as viagens. De acordo com a clínica Hewitt Fertility Center, existem casos em que os níveis das hormonas são tão alterados que fazem com que o período seja atrasado.

Uma das principais razões está relacionada com a mudança de fuso horário e das rotinas. Um estudo do Neuro Centrum concluiu que os problemas de sono e o cansaço afetam as hormonas das mulheres.

Leia Também: O sintoma na boca que se manifesta durante a menstruação

"Qualquer tipo de stress, mesmo o 'bom' que tem nas férias, pode atrapalhar o ciclo", explicou Carla Bossano ao portal Self. Durante as viagens, as mulheres também estão expostas a vírus e a certo tipo de bactérias. Adoecer é uma consequência provável, o que leva a alterações do ciclo menstrual.

A revista Tropical Diseases refere que, em alguns casos, as viagens são responsáveis por aumentar ou diminuir o fluxo menstrual. Uma das dicas para que as viagens tenham menos impacto passa por manter ao máximo a rotina, desde o tipo de alimentação que tem, ao sono e aos hábitos de exercício.

Leia Também: Menstruação mais forte do que o normal? Conheça algumas das razões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas