Viajar tem os seus benefícios, mas também pode trazer alguns problemas. No caso das mulheres, algumas mudanças quando estão de férias ou em passeios acabam por afetar as hormonas e o consequente ciclo menstrual.
A revista The List reuniu alguns estudos para perceber melhor de que forma a menstruação é afetada durante as viagens. De acordo com a clínica Hewitt Fertility Center, existem casos em que os níveis das hormonas são tão alterados que fazem com que o período seja atrasado.
Uma das principais razões está relacionada com a mudança de fuso horário e das rotinas. Um estudo do Neuro Centrum concluiu que os problemas de sono e o cansaço afetam as hormonas das mulheres.
Leia Também: O sintoma na boca que se manifesta durante a menstruação
"Qualquer tipo de stress, mesmo o 'bom' que tem nas férias, pode atrapalhar o ciclo", explicou Carla Bossano ao portal Self. Durante as viagens, as mulheres também estão expostas a vírus e a certo tipo de bactérias. Adoecer é uma consequência provável, o que leva a alterações do ciclo menstrual.
A revista Tropical Diseases refere que, em alguns casos, as viagens são responsáveis por aumentar ou diminuir o fluxo menstrual. Uma das dicas para que as viagens tenham menos impacto passa por manter ao máximo a rotina, desde o tipo de alimentação que tem, ao sono e aos hábitos de exercício.
Leia Também: Menstruação mais forte do que o normal? Conheça algumas das razões