Um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology concluiu que a infeção por Covid-19 pode trazer de volta sintomas de doenças que já estavam tratadas. A investigação refere que vírus antigos conseguem ser reativados no corpo. Explicam que a fadiga crónica era uma das mais frequentes a reaparecer.
"Em doentes com síndrome de fadiga crónica, as respostas de anticorpos foram mais fortes e mostraram um sistema imunológico a trabalhar para combater os vírus persistentes", explicam os responsáveis pelo estudo.
Por vezes, os sintomas das duas doenças são semelhantes e incluem tonturas, cansaço extremo e batimentos cardíacos acelerados. Este reativar de patologias, pode mesmo acontecer em infetados com Covid leve e até em assintomáticos.
Leia Também: Covid-19. Será este o fim da pandemia? Virologista acredita que sim
"A infeção por SARS-CoV-2 é um gatilho potente para a reativação de vírus latentes", conclui o estudo. As opções de tratamento direcionadas para aumentar as resposta imunes antivirais podem ser benéficas para os doentes”, continuam.
Segundo o 'website' da CUF, o síndrome de fadiga crónica é uma "doença caracterizada por uma persistente - e sem razão aparente - falta de energia, que se manifesta tanto a nível físico como mental".
Leia Também: Covid-19. Estudo aponta que visão também pode ser afetada