Existem, pelo menos, duas sensações que se manifestam poucos dias antes de um acidente vascular cerebral (AVC), que consiste na interrupção súbita na circulação sanguínea para o cérebro e que, segundo a Direção-Geral da Saúde, é a primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. O alerta chega da clínica britânica Cardiac Screen, citada pelo jornal Daily Express.
Recorrendo a dados estatísticos retirados de um estudo, a Cardiac Screen afirma que 43% dos doentes apresentaram em comum dois sinais até uma semana antes do AVC. "Algumas pessoas sentiram dor de cabeça, dormência ou formigueiro dias antes de terem um acidente vascular cerebral grave", avisa.
Leia Também: Sim, é possível prevenir doenças cardiovasculares em apenas 15 minutos
"Se notar a presença de algum destes sintomas deve procurar ajuda para que as suas hipóteses de recuperação sejam melhores", recomenda, sublinhando que não devemos ignorar os sinais de alerta precoce". "Não está a exagerar na sua reação. Procure ajuda."
Recorde-se que a doença não só afeta o cérebro como pode provocar uma deficiência súbita, por entupimento (AVC isquémico) ou rotura (AVC hemorrágico) de uma artéria cerebral.
Eis alguns sintomas de AVC a que deve estar atento, de acordo com o grupo Lusíadas Saúde:
- Desvio da cara;
- Falta de força num dos lados do corpo (braço, perna)
- Dificuldade em falar e de entendimento, confusão;
- Alteração de visão (em um ou ambos os olhos);
- Dificuldade em andar, tonturas ou falta de equilíbrio;
- Dor de cabeça severa e sem causa aparente;
- Sensação súbita (em minutos ou horas) de náusea e vómito;
- Um breve período de ausência ou diminuição de consciência (desmaios, confusão, convulsão ou coma).
Leia também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos