Gripes. Estamos na altura delas. A prevenção é sempre o melhor caminho a tomar. Se ficar doente, o ideal é fazer o tratamento perfeito para ficar curado. Pode dar-se o caso de esta patologia evoluir para outras.
A especialista Mandy DeVries falou com o 'website' Health Digest para explicar algumas das consequências possíveis.
"Os vírus causadores da gripe entram no corpo pela mucosa respiratória que se liga à parede celular", começa por explicar. "As pessoas são mais propensas a desenvolver complicações graves, como bronquite e pneumonia, quando são infetadas com o vírus da gripe", continua.
Leia Também: Está doente? Esqueça a canja e faça esta sopa que se tornou viral
Os efeitos mais graves acabam por acontecer em pessoas com outras patologias associadas. "Indivíduos com doenças pulmonares existentes ou com o sistema imunitário fraco são mais vulneráveis às consequências respiratórias a longo prazo", explica a especialista.
A obstrução dos brônquios por excesso de muco nasal, o maior risco de infeção e defesas em baixo, são outros dos efeitos possíveis.
"Já existem tratamentos bastante eficazes na redução de danos maiores, que permitem uma cura mais rápida, para que a maioria dos sintomas não se torne um fardo prolongado”, continua.
Leia Também: O que fazer na época das gripes, constipações e outras viroses