Um estudo publicado no The Journal of Physiology revela que uma dieta rica em gordura é prejudicial para o cérebro. Em causa está a redução da capacidade de regular a ingestão de alimentos ao longo do dia.
Por normal, o cérebro reage ao que está a ser ingerido e reduz a quantidade de comida que o corpo necessita, para equilibrar a ingestão de calorias. Segundo esta investigação da Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, uma dieta rica em gorduras e calorias acaba por interromper essa sinalização que é feita.
Leia Também: Cérebro poderá ter milhões de 'sinapses silenciosas' mesmo em adulto
Este pode ser um comportamento que leva a outro tipo de problemas, como a obesidade. O estudo quis perceber melhor esta relação para ajudar a procurar novas formas de tratamento.
"Descobrimos que uma breve exposição, de três a cinco dias, a uma dieta rica em gordura e calorias tem o maior efeito sobre os astrócitos [células do cérebro], que desencadeiam a sinalização normal para controlar o estômago", explica Kirsteen Browning, uma das responsáveis pelo estudo.
A investigação foi feita em ratos. Será também realizado o mesmo estudo para confirmar se o mesmo mecanismo acontece em humanos.
Leia Também: Será este o 'segredo' para aumentar as capacidades do cérebro?