A esponja da loiça é um dos objetos com mais germes na cozinha. Deve ser limpa com regularidade, mas também trocada quando já não está nas devidas condições de uso. Se a continua a utilizar, só está a trazer possíveis problemas de saúde.
O 'website' The Spruce falou com Jeri Fritz, da Highland Park Housekeeping. Revelou os sinais que mostram como a esponja está a pedir reforma na hora.
Quando está manchada e sem cor
"As manchas que surgem da lavagem da loiça, ou da limpeza, devem ser lavadas com relativa facilidade. Se uma esponja mantém as manchas mesmo depois de ser bem enxaguada, está pronta para ser trocada por uma nova", explica Jeri Fritz.
Leia Também: Acha que a cozinha está limpa? Eis os objetos que acumulam mais germes
Quando tem um cheiro azedo
Pode parecer nova, mas se sentir um cheiro estranho, o melhor é não arriscar. "Muitas vezes, o cheiro pode ser mais óbvio do que as manchas." Devido à humidade, as esponjas podem acabar por desenvolver bolor.
Quando se está a desfazer
O desgaste só a irá tornar menos eficaz na limpeza. "O melhor é trocar antes que fique sem nada."
Quando não se lembra da última vez que a trocou
O ideal é que o faça a cada duas semanas ou um mês, no máximo. "Depende da frequência com que a usa e para que a usa. Se cozinha muito e esfrega panelas e frigideiras com regularidade, provavelmente terá que a substituir mais cedo do que alguém que geralmente opta por comer fora."
Jeri Fritz dá a dica de comprar logo aos pares para ter sempre uma esponja pronta a usar.
Leia Também: Nem só para temperar. Veja como pode usar o sal nas limpezas