Que atire a primeira pedra quem nunca guardou alimentos no frigorífico embalados em papel de alumínio. Mas e se lhe disséssemos que está a colocar a sua saúde em risco?
Segundo o departamento de Saúde de Washington, nos Estados Unidos, jamais deve utilizar este material para guardar sobras. Algumas bactérias, como Staphylococcus e Bacillus cereus, produzem toxinas que não são destruídas pelas altas temperaturas a que os alimentos são cozinhados. Se cobrir uma refeição quente com papel alumínio, o material não sela completamente e permite que o ar passe para dentro, permitindo que as bactérias sejam bem sucedidas na sua 'missão'.
Leia Também: Sabe quantas vezes pode reutilizar o óleo para fritar? Olhe que não
De acordo com os especialistas, embrulhar comida já cozinhada em papel de alumínio e deixá-los expostos à temperatura ambiente por mais de duas horas faz com que as bactérias cresçam rapidamente, contaminando os alimentos. Ao consumi-los, corre o risco de sofrer uma intoxicação alimentar.
Para conservar bem os alimentos já cozinhados, o melhor é utilizar materiais que não deixem passar ar ou recipientes herméticos.
Leia Também: O que pode a alimentação fazer (de surpreendente) por alguém com cancro