Graças a um novo estudo, feito na Harvard T. H. Escola Chan de Saúde Pública, Estados Unidos, foi possível concluir que as mulheres que têm hábitos associados a um estilo de vida saudável estavam menos em risco de Covid longa, em comparação com mulheres que não têm nenhum.
Entre os hábitos mencionados no estudo, disponível na JAMA Internal Medicine, revista científica, estão peso saudável, não fumar, fazer exercício regularmente, sono adequado, alimentação saudável e equilibrada e consumo moderado de álcool.
Leia Também: Covid-19. Doentes imunocomprometidos têm maior risco de morte, diz estudo
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram dados relativos a mais de 32 mil enfermeiras que relataram o seu estilo de vida, em 2015 e 2017, assim como o seu histórico de infeção por SARS-CoV-2 entre abril de 2020 a novembro de 2021.
Mais de 1.900 participantes contraíram o vírus, no período analisado, entre estes, 44% desenvolveram Covid longa, explicam os investigadores, em comunicado. Comparando com mulheres sem nenhum hábito de estilo de vida saudável, aquelas com cinco ou seis, tinham um risco 49% menor de Covid longa.
Peso saudável e sono adequado foram os hábitos com uma relação mais forte ao risco reduzido desta condição. Além disso, os resultados também mostraram que, mesmo entre as mulheres que desenvolveram Covid longa, aquelas com um estilo de vida mais saudável pré-infecção tiveram 30% menos risco de apresentar sintomas que interferissem na sua vida diária.
Leia Também: Risco de infeções pode ser maior para este tipo de pessoas