Sim, leu bem, é possível que as mulheres que têm bebés grandes, ou seja, maiores do que a média, estejam mais em risco de ter diabetes tipo 2, anos mais tarde. Risco que se mantém em mães que não tiveram diabetes gestacional, diz um novo estudo, feito nos Estados Unidos, e publicado na American Journal of Obstetrics & Gynecology, revista científica.
Leia Também: Afaste os bebés dos telemóveis. Só prejudicam o desenvolvimento cerebral
Foram analisados os dados relativos a um estudo observacional que analisou a tolerância à glicose num grupo grande, multinacional e racialmente diverso de futuras mães, no seu terceiro trimestre de gravidez, explicam os investigadores, citados no jornal The Independent.
Entre as 4.025 mulheres analisadas, que não tiveram diabetes gestacional, 13% deu à luz um bebé maior do que a média; já 8% relatou o oposto; 79% teve um bebé com um tamanho dentro da média.
Além disso, os números revelaram que 10 a 14 anos, após o parto, 20% das mulheres foram diagnosticadas com pré-diabetes ou diabetes. Já a frequência de pré-diabetes ou diabetes foi maior entre as mães do primeiro grupo. Mesmo quando foi ajustado a uma série de fatores, como idade e histórico familiar, o nível de risco ficou igual.
Leia Também: Cinco cuidados essenciais que as grávidas devem ter com o consumo de ovos