Beber um café, a meio da tarde, ajuda a recuperar energias. Também faz, muitas vezes, com que seja mais difícil adormecer à noite. Aliás, recentemente, o jornal The Guardian, consultou estudos e especialistas para descobrir a que horas deve parar de tomar café.
Os efeitos da cafeína sentem-se, em média, ao longo de seis horas. Ou seja, se tomar uma chávena de café ou até um galão às 16 horas, é provável que tenha alguma dificuldade em adormecer, se for para a cama às 22 horas.
Leia Também: Evitar beber café causa sintomas de abstinência? Especialistas respondem
Aliás, um estudo, citado no jornal, e publicado na Science Translational Medicine, revista científica, agregador de blogues, diz que beber o equivalente a um expresso duplo três horas antes de ir dormir pode atrasar o relógio biológico em quase uma hora e até causar 'jet lag'.
Mas isto não significa que deva beber o máximo de café possível de manhã. Nick Littlehales, 'coach de sono', explica que essa não é a forma mais sensata de fazer as coisas. O importante é manter um equilíbrio garantido que não existem picos. Assim, vai conseguir usar a cafeína a seu favor, nos momentos em que os níveis de energia estão mais baixos.
Leia Também: Efeito do café é "empréstimo". O que ocorre quando não paga o que deve?