A escova de dentes é a nossa grande aliada quando falamos de higiene oral. Em conjunto com o fio dentário e a pasta de dentes, é essencial na remoção de resíduos alimentares e placa bacteriana. Porém, é muito provável que não sabe nem metade do que devia sobre este objeto.
Segundo o Instituto de Implantologia, importa relembrar que "a nossa cavidade oral abriga centenas de diferentes tipos de microorganismos que podem ser transferidos para a escova de dentes quando utilizada" - dados da sétima edição do Barómetro da Saúde Oral revelam que "73.1%” dos portugueses afirmam escovar os dentes com frequência" (pelo menos duas vezes ao dia". Por isso, "é fundamental adotarmos alguns cuidados, para assim minimizarmos a proliferação de bactérias", afirma.
Leia Também: O erro frequente que comete quando usa exilir bucal - mas devia evitar
Como?
1- Troque a sua escova de dentes regularmente!
"Esta troca deve ser feita a cada três meses. E ajudamos com um truque para que nunca se esqueça de o fazer: guie-se pelas estações do ano! Muda a estação, muda a escova. Se notar que ainda não atingiu os três meses, mas a escova já apresenta um aspeto 'despenteado', deve trocá-la antes, porque as cerdas da escova já não conseguem realizar o seu propósito. O mesmo aplica-se após uma constipação ou infeção na cavidade oral."
2- Não partilhe a sua escova de dentes
"Trata-se de um objeto pessoal e intransmissível. Para prevenir a contaminação de doenças infeciosas, cada membro da família deve ter a sua própria escova."
Leia Também: Coisas que provavelmente não sabe sobre o efeito dos chocolate nos dentes
2- Evite armazenar a escova em locais fechados
"Esta deve secar ao ar livre para impedir que fique húmida e crie um ambiente propício à produção de bactérias. Também as capas protetoras impedem que a escova de dentes seque corretamente. Apesar de poder parecer óbvio, relembramos que a escova deve ser guardada na vertical, para permitir que a água escorra, evitando assim a criação de humidade na mesma."
4- Não se esqueça de lavar a escova antes e depois de cada utilização
"A lavagem antes do momento da escovagem deve acontecer para se removerem os germes e restos alimentares que possam ainda estar na mesma. Após a utilização, deve também passá-la bem por água.
Leia Também: Evite ao máximo o consumo destes alimentos para controlar doença dolorosa