Uma contratura muscular pode fazer com que fique incapacitado durante algum tempo. Uma das soluções passa por usar um relaxante muscular, como forma de aliviar a dor e a condição em que está. Ainda assim, não deve abusar destes fármacos.
"Este tratamento não vai resolver o problema, vai apenas camuflá-lo. Devido aos seus muitos efeitos colaterais, não é de forma alguma a melhor escolha para aliviar este tipo de desconforto", revela o médico Francisco Marín, ao 'website' Saber Vivir.
Leia Também: Quer ganhar músculo? Saiba o que tem de comer mais vezes
"Afetam o cérebro, ou seja, os nervos que controlam os músculos. Isso significa que afetam diretamente o sistema nervoso. Causam um relaxamento geral, não apenas no tecido muscular que está contraído", continua.
Tonturas, sonolência, perda de reflexos e visão turva são apenas alguns dos efeitos que o uso abusivo de relaxantes musculares pode causar.
De uma forma geral, o médico refere que não são aconselhados a pessoas com mais de 65 anos, com problemas cardíacos ou doenças hepáticas.
Francisco Marín explica que quando os toma deve reduzir a sua atividade. Também é sempre melhor tomá-los à noite, evitar o álcool e beber muita água. Como alternativa podem ser feitas sessões de massagens, fisioterapia e osteopatia.
Leia Também: Os músculos que provavelmente está a ignorar nos treinos