Tem uma contratura muscular? Não abuse destes medicamentos

Certo tipo de fármacos podem fazer maravilhas, mas não deve abusar.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/02/2023 16:34 ‧ 27/02/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Uma contratura muscular pode fazer com que fique incapacitado durante algum tempo. Uma das soluções passa por usar um relaxante muscular, como forma de aliviar a dor e a condição em que está. Ainda assim, não deve abusar destes fármacos.

"Este tratamento não vai resolver o problema, vai apenas camuflá-lo. Devido aos seus muitos efeitos colaterais, não é de forma alguma a melhor escolha para aliviar este tipo de desconforto", revela o médico Francisco Marín, ao 'website' Saber Vivir.

Leia Também: Quer ganhar músculo? Saiba o que tem de comer mais vezes

"Afetam o cérebro, ou seja, os nervos que controlam os músculos. Isso significa que afetam diretamente o sistema nervoso. Causam um relaxamento geral, não apenas no tecido muscular que está contraído", continua.

Tonturas, sonolência, perda de reflexos e visão turva são apenas alguns dos efeitos que o uso abusivo de relaxantes musculares pode causar.

De uma forma geral, o médico refere que não são aconselhados a pessoas com mais de 65 anos, com problemas cardíacos ou doenças hepáticas.

Francisco Marín explica que quando os toma deve reduzir a sua atividade. Também é sempre melhor tomá-los à noite, evitar o álcool e beber muita água. Como alternativa podem ser feitas sessões de massagens, fisioterapia e osteopatia.

Leia Também: Os músculos que provavelmente está a ignorar nos treinos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas