Um cabelo e couro cabeludo em boas condições são um sinal de que o nosso organismo está a funcionar bem e de que os nossos hábitos são corretos. Já o contrário pode indicar várias condições de pele, podem ser indicadores de stress, maus hábitos alimentares, doenças de pele, ou algum desequilíbrio hormonal. Embora a alopecia androgenética seja muito comum, especialmente nos homens, em geral as alterações na saúde do cabelo, especialmente se forem súbitas, são um indicador para parar e observar o que se passa.
Em comunicado, Carlos Portinha, chief clinical officer da Insparya, sublinha que "para ter um cabelo saudável e brilhante todos os dias, é preciso ter em conta que a saúde do cabelo é algo que requer um acompanhamento e cuidados permanentes, especialmente se se tem tendência para a alopecia".
Leia Também: Acha que está 'careca de saber' isto? Olhe que não
A melhor fórmula para cuidar do cabelo é muitos simples. De praticar exercício regularmente a uma dieta equilibrada, até ao descanso adequado, todos estes são hábitos fundamentais para uma boa saúde geral que também se vão refletir no cabelo.
Por outro lado, é fundamental escolher um champô adaptado às necessidades de cada tipo de cabelo e couro cabeludo. "Uma boa higiene, como lavar o cabelo quando o sentimos sujo, é importante para evitar a acumulação de gorduras ou caspa, algo que poderia aumentar a queda de cabelo", acrescenta o médico.
Leia Também: Antes de dar uma valente tesourada no seu cabelo, experimente 'isto'