Já diz o ditado, 'mente sã, corpo são'. Parece que é algo muito complicado de conseguir, mas a verdade é que mais simples do que julga. Melhorar a saúde cerebral é possível com pequenos hábitos. Verá ainda que conseguirá dormir muito melhor.
O 'website' SheFinds falou com as nutricionistas Lisa Richards e Mary Sabat, mas também com o chef Alton Brown, para saber como pode melhorar a sua atividade cognitiva e ter também melhores noites de sono.
Leia Também: Os hábitos que tem de seguir para manter o cérebro sempre saudável
Coma mais alimentos saudáveis
Entre algumas das opções benéficas sugerem o consumo de alimentos ricos em ómega-3, vitamina B e antioxidantes, como é o caso dos frutos vermelhos. "Os frutos vermelhos contêm altos níveis de antioxidantes, que protegem o cérebro do stress e da inflamação. Esses compostos podem ajudar a prevenir o declínio cognitivo relacionado com a idade e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas", conta Lisa Richards.
Tome suplementos
"As vitaminas B são essenciais para a saúde do cérebro e da saúde geral. Tomar suplementos de vitamina B pode ser útil para pessoas que podem não estar a receber estes nutrientes por meio da sua dieta", continua a nutricionista. Refere que as vitaminas B6, B12 e B9 são essenciais.
Tenha uma rotina de sono
"Acordo todos os dias à mesma hora", diz Alton Brown. "Na verdade, tenho um alarme no meu telefone para tentar dormir exatamente à mesma hora todas as noites", continua. "Independentemente de tomar ou não um suplemento para ajudar a relaxar, o que realmente importa é encontre uma maneira de relaxar para que possa adormecer, continuar a dormir e acordar bem descansado", refere Mary Sabat.
Leia Também: O mineral que deve incluir na dieta se quiser ter um cérebro saudável