As queixas confundem-se facilmente com outras doenças. os sintomas são muitas vezes vagos e inespecíficos. Porém, existem três sinais de alerta na casa de banho que podem indicar que se trata de cancro anal.
Leia Também: Olhar que mata? O fator de risco insuspeito que pode levar ao cancro
Segundo o IPO Lisboa, existem diferentes tipos de cancro do canal anal. "O mais frequente (cerca de 80% dos casos) é o carcinoma pavimento-celular", que se desenvolve a partir de células que revestem o canal anal, a parte final do intestino grosso, abaixo do reto, por onde saem as fezes.
O Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS na sigla inglesa), citado pelo jornal Daily Express, indica que sangue ao evacuar, muco nas fezes e uma necessidade constante de evacuação são três sinais de alerta que não deve ignorar.
Leia Também: Atenção a estes 11 sinais. Podem ser sintomas precoces de demência
O sintoma "mais comum" de cancro anal é, de acordo com a Cancer Research UK, a presença de sangue nas fezes. E, embora alguns dos sintomas de cancro anal possam ser desencadeados por outras situações clínicas benignas como hemorroidas, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso. "Quanto mais cedo o cancro for detetado, melhor é o prognóstico."
Leia Também: 10 hábitos diários que são péssimos para o cérebro - mas muita gente tem