Pode passar uma má noite de sono e ficar cansado ao longo do dia. Ainda assim, se for algo recorrente, não é apenas a falta de umas horas na cama que o estão a afetar. Existem outros fatores que estão a influenciar a sua fadiga.
A revista Best Life falou com os médicos Nicholas Dragolea, Zeeshan Afzal e Kathryn Werner para tentar perceber o que faz com que fique cansado ao longo do dia. Saiba tudo.
Leia Também: Devia estar a dormir com meias mais vezes. Saiba porquê
Está a fazer uma má alimentação
"Consumir uma dieta rica em alimentos processados, açúcar e gorduras não saudáveis pode contribuir para o aumento da fadiga", explica Nicholas Dragolea.
Tem falta de vitamina D
"Níveis de vitamina D abaixo do ideal podem contribuir para a sensação de fadiga, falta de sono, sentimento de tristeza e uma série de outras preocupações", refere Kathryn Werner.
Não treina o suficiente
"A falta de atividade física pode levar à fraqueza muscular e baixos níveis de energia", continua Nicholas Dragolea.
Consome muito álcool
"Muitas pessoas pensam que uma pequena bebida as ajuda a dormir profundamente durante a noite. Embora os efeitos sedativos do álcool possam deixá-lo sonolento, também têm outros efeitos que podem interferir na qualidade do sono."
Tem um distúrbio de humor
"O stress crónico, a ansiedade e a depressão podem afetar significativamente os níveis de energia, e levar à fadiga. Os distúrbios de saúde mental podem causar distúrbios no sono, apetite e humor, o que pode contribuir para a sensação de exaustão", diz Nicholas Dragolea.
Os medicamentos que toma estão a ter efeitos colaterais
A sonolência é um dos efeitos de alguns medicamentos. O melhor é sempre rever o que está a tomar e falar com o seu médico.
Tem maus hábitos de sono
É um dos motivos que diria logo à partida. Deve tornar o quarto num ambiente mais escuro e confortável. Os equipamentos eletrónicos devem também ficar de fora na altura de ir dormir.
Leia Também: Quatro dicas para beber café sem sacrificar o sono