Certamente já se terá questionado sobre a utilidade destes 'misteriosos' botões nas extremidades dos bolsos das calças de ganga. Mas desengane-se se julga que a sua função é enfeitar. São mais importantes do que imagina.
Na realidade, como explica o portal UOL, estas tachas chamam-se rebites e foram patenteados há quase 150 anos. A origem desta peça circular de metal remonta a 1870, quando os mineiros, por exemplo, usavam calças de ganga para trabalhar. No entanto, pelo facto de se tratarem de trabalhos muito pesados, as calças tinham pouca durabilidade.
Leia Também: Apagar caneta? Afinal, não é para isso que serve a parte azul da borracha
Foi então que Jacob Davis, que trabalhava como alfaiate no Nevada, Estados Unidos, teve a ideia de usar um rebite para que as calças de ganga não se rasgassem ou desfizessem em certas zonas após algum tempo de uso. A solução teve tanto sucesso que este emigrante letão abriu um negócio depois de contatar o então vendedor de tecidos Levi Strauss, que criou a marca das famosas calças de ganga Levi’s.
A patente viria a ser registada em 1873, dois anos depois de a ideia ter sido testada pela primeira vez, e as calças continuam a ser fabricadas assim até hoje. O primeiro lote de calças tinha como código o número 501, que acabou por tornar-se o modelo mais clássico da empresa, o Levi's 501.
Leia Também: Acha que sabe o que são aquelas linhas pretas do camarão? Olhe que não...