Fresca ou congelada? Qual é a forma mais saudável de comer fruta?

Especialistas em nutrição respondem.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/04/2023 17:46 ‧ 24/04/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Fruta

Há muito que se faz a comparação entre fruta congelada e fresca. Poucos sabem qual é, afinal, a forma mais saudável ou se existem realmente diferença. Por isso, o site The Conversation, falou com Gunter Kuhnle, especialista em nutrição na Universidade de Reading (Reino Unido), mas também com Duane Mellor, um nutricionista, e tem respostas.

Graças a esta conversa, concluíram que a fruta congelada consegue ser tão, ou mais, nutritiva do que muita fruta fresca. Eis a explicação. 

Leia Também: Quer controlar o consumo de açúcar? Tenha sempre estas frutas em casa

Primeiro é importante saber que a partir do momento em que é apanhada, e ao longo de todo o processo até chegar aos supermercados e mercearias, a fruta perde muitos dos seus nutrientes tão benéficos.

Como? Por exemplo, a exposição à luz e ao ar é capaz de desencadear a foto-oxidação, um processo que causa a perda de vitaminas e nutrientes, explica. Também as enzimas naturais encontradas nas frutas têm esta capacidade. 

Isto significa que congelar é, no geral, uma forma muito eficaz de preservar os nutrientes. É que, no geral, antes de ser congelada a fruta é escaldada, com água, o que inativa as enzimas, evitando a perda de nutrientes. Processo que também é capaz de ter algumas consequências, mas tudo depende de cada fruta, acrescenta. 

Leia Também: Estas frutas aumentam o risco de cáries. Atenção às quantidades

De acordo com o especialista, na maioria dos casos, ao ser escaldada e congelada, a fruta retém os nutrientes mais importantes, aqueles que iria consumir se comesse a fruta imediatamente depois de ser apanhada. 

Aliás, até dá um exemplo e diz que os mirtilos congelados contêm tantos ou mais nutrientes do que a sua versão fresca, explica. O mesmo já foi comprovado em ervilhas e brócolos. 

Para terminar, o nutricionista, Duane Mellor, explica que, na verdade, "a principal diferença entre as frutas frescas e congeladas pode ser a textura, porque o processo de congelamento pode danificar as células de frutas delicadas como morangos".

Leia Também: Três frutas que deve mesmo evitar se quer emagrecer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas