Um grupo de investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriu que as mulheres perdem peso com mais facilidade após os 45 anos. Os especialistas acreditam que o fim da idade reprodutiva e o início da menopausa facilitam a perda de peso.
"Estas descobertas são boas notícias para as mulheres que possam ter experimentado dietas quando eram mais jovens, pois sugerem que os resultados podem melhorar com a idade. É um bom incentivo para não desistir", afirma o médico William Cawthorn, principal autor do estudo, citado num artigo publicado nesta terça-feira, 25 de abril, na revista eLife.
Leia Também: Sabe aquela gordura abdominal teimosa? Este sumo ajuda a combatê-la
O estudo contou com 42 pessoas, com idades entre os 21 e os 61 anos. Todos os participantes apresentavam excesso de peso ou obesidade. Durante quatro semanas, as voluntárias foram instruídas a fazer três refeições por dia com menos 30% de calorias do que o habitual. Já os homens consumiram cerca de 1,6 mil calorias por dia, enquanto o consumo diário das mulheres ficou em cerca de 1,3 mil calorias.
Ao final de um mês, os autores do estudo constataram que a perda de peso foi superior nos homens, independentemente da idade. Já os resultados para a queima de gordura foram equilibrados entre os participantes com 45 anos ou mais. Durante o estudo, os homens com menos de 45 anos perderam cerca de 16% da gordura corporal, enquanto as mulheres da mesma idade obtiveram uma redução média de 8%.
A diferença entre os géneros desapareceu após os 45 anos. Todos perderam cerca de 10% da gordura corporal.
Leia Também: De nada lhe serve 'sofrer' horrores com a dieta se não fizer isto