As mulheres perdem peso mais facilmente a partir desta idade

Não desespere. Há esperança!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/04/2023 16:23 ‧ 28/04/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Peso

Um grupo de investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriu que as mulheres perdem peso com mais facilidade após os 45 anos. Os especialistas acreditam que o fim da idade reprodutiva e o início da menopausa facilitam a perda de peso.

"Estas descobertas são boas notícias para as mulheres que possam ter experimentado dietas quando eram mais jovens, pois sugerem que os resultados podem melhorar com a idade. É um bom incentivo para não desistir", afirma o médico William Cawthorn, principal autor do estudo, citado num artigo publicado nesta terça-feira, 25 de abril, na revista eLife.

Leia Também: Sabe aquela gordura abdominal teimosa? Este sumo ajuda a combatê-la

O estudo contou com 42 pessoas, com idades entre os 21 e os 61 anos. Todos os participantes apresentavam excesso de peso ou obesidade. Durante quatro semanas, as voluntárias foram instruídas a fazer três refeições por dia com menos 30% de calorias do que o habitual. Já os homens consumiram cerca de 1,6 mil calorias por dia, enquanto o consumo diário das mulheres ficou em cerca de 1,3 mil calorias.

Ao final de um mês, os autores do estudo constataram que a perda de peso foi superior nos homens, independentemente da idade. Já os resultados para a queima de gordura foram equilibrados entre os participantes com 45 anos ou mais. Durante o estudo, os homens com menos de 45 anos perderam cerca de 16% da gordura corporal, enquanto as mulheres da mesma idade obtiveram uma redução média de 8%.

A diferença entre os géneros desapareceu após os 45 anos. Todos perderam cerca de 10% da gordura corporal. 

Leia Também: De nada lhe serve 'sofrer' horrores com a dieta se não fizer isto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas