Pipocas são o snack favorito de todos nas idas ao cinema. É verdade. Existe também quem as come durante e entre refeições. Mas afinal é, ou não, um snack saudável?
Então, na Women's Health britânica, Azmina Govindji, dietista e autora, explica que as pipocas são naturalmente ricas em nutrientes importantes como as vitaminas B1, 3 e 6.
Leia Também: Com a ajuda destes snacks, fica mais fácil manter o intestino saudável
Além disso, também são uma ótima fonte de fibra e têm, surpreendentemente, muitos antioxidantes, explica a revista, citando estudos sobre o assunto.
Tendo isto em conta, o facto de serem ou não saudáveis depende de depois fatores, nomeadamente, as quantidades consumidas, assim como os sabores adicionados, explica a dietista.
Por exemplo, se fizer as pipocas sem, ou quase nenhum, azeite, até são um snack saudável. Se comprar as que só tem de colocar no micro-ondas e aquecer já é diferente. É que, no geral, têm gorduras saturadas e prejudiciais.
Depois também é necessário considerar se prefere comer pipocas doces ou salgadas. Porque se não estiver em risco de hipertensão ou obesidade, no geral, o melhor é limitar o consumo de açúcar, em vez de evitar o sal, afirma a especialista.
O mesmo acontece se falarmos de 'toppings' já que são muito diferentes as pipocas feitas apenas com sal e as que têm manteiga ou até chocolate derretido. Ambas são deliciosas, no entanto, as últimas só devem ser consumidas raramente.
Leia Também: Pelo bem da sua saúde intestinal, evite comer estes nove snacks