As calorias são todas iguais? "É um mito", de acordo com um comunicado da BodyConcept, onde se lê que "alimentos com a mesma quantidade de calorias podem ajudar a emagrecer ou a engordar, uma vez que alimentos diferentes são digeridos e metabolizados de forma diferente".
A quantidade de energia que cada macronutriente fornece ao nosso corpo é distinta "Cada grama de proteína ou de hidratos de carbono fornece quatro calorias (kcal), enquanto cada grama de gordura fornece nove kcal." Já os micronutrientes, a fibra e a água, não têm calorias pois não desempenham funções energéticas.
"Diminuir apenas as calorias é uma das mentiras sobre a obesidade, é importante privilegiar os alimentos saudáveis", continua. Por exemplo, "500 kcal de peito de frango não representam o mesmo que 500 kcal de massa ou arroz, pois mesmo tendo o mesmo valor energético a sua composição em termos de nutrientes será diferente". "O arroz ou a massa são uma maior fonte de hidratos, enquanto o frango fornece mais proteína e gordura", exemplifica ainda.
A gordura localizada caracteriza-se pela acumulação de gordura em determinados locais do corpo, causada pelo facto de serem ingeridas mais calorias do que as que são efetivamente gastas, sendo também muitas vezes influenciada pela genética, sedentarismo ou maus hábitos alimentares. A acumulação de gordura, para além de constituir um risco para a saúde (colesterol alto, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares), retira também as formas naturais do corpo, contribuindo para o estado geral de insatisfação.