Hoje em dia, são muitas as rotinas diárias que incluem um copo de água com limão, mas tem realmente benefícios? A resposta simples é sim e, recentemente, especialistas enumeraram alguns na revista Prevention.
Leia Também: 10 superalimentos que devia (mesmo) incluir na dieta
"Os limões têm uma grande quantidade de vitamina C”, explica Melissa Ann Prest, especialista em nutrição renal. Por isso, ao beber água com limão, está a consumir "cerca de 13% da recomendação diária de vitamina C". Também contém quantidades significativas de potássio, tiamina, vitamina B6 e folato, acrescenta.
Além disto, é, claro, uma ótima forma de garantir que está hidratado. Aliás, a especialista recomenda que acrescente também "limões, hortelã e pepino ou frutos vermelhos para realçar o sabor da água e estimular hábitos positivos de consumo".
Sete vantagens de beber água com limão:
- Pode ajudar a emagrecer já que estar bem hidratado ajuda a estimular o metabolismo e a aumentar os efeitos do exercício, explica.
- Pode ser uma forma de controlar o apetite. Segundo Laura Neville, uma médica naturopata, água com limão pode evitar picos de fome graças à pectina (um tipo de fibra solúvel) que equilibra o açúcar no sangue;
- Ajuda a melhorar a pele. Melissa Ann Prest explica que a vitamina C é um poderoso antioxidante capaz de ajudar a reduzir linhas finas e a melhorar o aspeto da pele.
- Faz com que tenha mais energia graças a duas vitaminas (C e B);
- Protege as células. Como a vitamina C é um antioxidante tão poderoso, ajuda a neutralizar o dano celular, explica Prest;
- Pode ajudar na digestão e a reduzir o inchaço. Mais especificamente, é capaz de "ajudar na motilidade e regularidade do intestino", o que ajuda a que fique menos inchado, esclarece a especialista;
- Ajuda a prevenir a criação de pedras nos rins ao "aumentar a concentração de citrato que inibe a cristalização do cálcio, responsável pela formação de pedras", acrescenta.
Não tem muitas desvantagens. É, no entanto, importante saber que "a acidez dos limões pode causar azia, refluxo, aftas ou úlceras na boca", salvaguarda Keri Gans, uma dietista e autora. Quando é ingerida em quantidades elevadas também aumenta o risco de cáries ou erosão do esmalte.
Leia Também: Será que bebe água suficiente? Preste atenção a isto (todos os dias!)
[Notícia atualizada às 14h17 de 24.05.2023]