A família Symington e o enólogo Anselmo Mendes criaram uma empresa para comercializar os vinhos produzidos na Casa de Rodas - adquirida pelos primeiros no final de 2022 - e a marca Contacto, dos segundos, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Symington Family Estates revela a nova 'joint venture' entre a família Symington e Anselmo Mendes, reforçando a cooperação entre dois dos principais produtores de vinho a nível nacional. Desta forma, prossegue a comunicação, as duas partes "vão trabalhar em conjunto, com maior proximidade, na valorização desta incontornável região vitivinícola de Portugal e na promoção de Vinho Verde premium de qualidade".
Leia Também: Vinhos do Alentejo em Lisboa com mais de 450 néctares em prova
O negócio surge depois da aquisição, no final de 2022, por parte da Symington Family Estates da propriedade da Casa de Rodas, na sub-região de Vinho Verde DOC de Monção e Melgaço, detendo as famílias partes iguais da empresa que tem como objetivo comercializar os vinhos que serão produzidos nesta propriedade, descreve o comunicado.
O projeto conjunto inclui a aquisição, pela nova empresa, da marca Contacto que tem conhecido um assinalável sucesso tanto em Portugal como no estrangeiro e cujo desenvolvimento ambas as partes acreditam ser possível, em conjunto, potenciar, prossegue o documento.
Citado pelo comunicado, Anselmo Mendes afirmou que "Monção-Melgaço tornou-se nos últimos anos numa singular região produtora de vinhos brancos de classe mundial". "Como oriundo de Monção tenho imenso orgulho em fazer parte daquele sucesso. Esta parceria da minha família com a família Symington deixa-me duplamente satisfeito, pois juntos iremos criar valor acrescentado nas nossas marcas e ainda contribuir para o maior reconhecimento dos vinhos Monção-Melgaço", acrescentou.
Leia Também: Quinta D'Amares Alvarinho 2022 eleito o melhor vinho verde
Rupert Symington, igualmente citado, afirmou acreditar "no estabelecimento de parcerias de longa duração com parceiros com visão idêntica", acrescentando, sobre a marca Contacto, que "é um excelente exemplo de uma marca de excelência do Vinho Verde produzida inteiramente com a casta Alvarinho. Tem uma boa distribuição em Portugal, bem como noutros mercados internacionais".
Sobre a ambição da Symington Family Estates em relação a vinhos tranquilos, Rupert Symington disse acreditar "que Portugal tem um enorme potencial de produção ainda inexplorado" e afirmou empenho "em estar na primeira linha da consolidação desta reputação, particularmente nos mercados de exportação onde muitas marcas de vinho portuguesas estão sub-representadas".
"O nosso objetivo visa a liderança na produção de vinhos nas regiões onde estamos presentes e estamos confiantes que estes novos investimentos no Vinho Verde de excelência preenchem uma lacuna no nosso portfólio", assinalou.
Leia Também: Portugal é o país do mundo que consome mais vinho 'per capita'