Rosto inchado? Pode ser um sinal de disfunções da tiroide, como hipotiroidismo. Para evitar que isto aconteça, há sinais de alerta não deve ignorar.
Hipotiroidismo é uma doença crónica. Estima-se que 3% da população sofra desta condição, mas "afeta muito mais as mulheres do que os homens, especialmente a partir dos 30 anos", pode ler-se no blogue do grupo Lusíadas. Surge quando a glândula da tiroide não produz hormonas suficientes para o funcionamento normal do organismo porque "as hormonas tiroideias regulam a energia do corpo", e pode ser provocado pela falta de iodo na dieta. Ainda assim, a tiroidite autoimune é a causa mais frequente
Leia Também: Evite estes cinco hábitos e diga adeus à barriguinha indesejada
O que talvez não imagine é que "pode afetar todos os órgãos do organismo", uma vez que estes dependem da hormona da tiroide para funcionar. "Em situações extremas, o próprio coração começa a funcionar mais devagar."
Segundo o Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS na sigla inglesa), "os sintomas tendem a evoluir lentamente e os doentes podem nem se aperceber que têm um problema durante vários anos".
Leia Também: Sintoma doloroso que nem desconfia que possa estar relacionado com cancro
Veja abaixo os sintomas a que deve estar atento, de acordo com o NHS:
- Fadiga;
- Intolerância ao frio;
- Fraqueza muscular;
- Obstipação;
- Depressão;
- Dificuldade de concentração;
- Perda de memória;
- Queda de pelo no corpo, couro cabeludo e sobrancelhas;
- Rouquidão;
- Dor ao engolir;
- Falta de libido (desejo sexual);
- Irritação nos olhos;
- Falta de ar.
Leia Também: Dia Mundial da Tiroide. Qual o papel desta pequena glândula no organismo?