Pode ser um hábito recorrente que tenha: usar os mesmos sapatos vários dias seguidos. Podem ficar bem com a roupa que leva naquele dia ou até não se quer dar ao trabalho de encontrar outro par. Ainda assim, para o bem da saúde dos seus pés, este é um hábito que deve repensar.
James Christina, da American Podiatric Medical Association, explicou ao 'website' Today, do canal NBC, que grande parte do calçado tem um amortecimento embutido.
Pode demorar algum tempo a voltar ao normal, o que prejudica a sua passada. Se o usar vários dias, ainda irá prolongar mais o regresso do amortecimento ao estado normal.
Leia Também: O tipo de calçado que um podologista (quase) nunca usa
É algo também comum em sapatos de corrida, por isso, recomenda ter pelo menos dois pares para fazer exercício, de modo a fazer essa troca.
Outro dos motivos prende-se pelo suor. Pode não se dar conta, mas acaba por suar dos pés ao longo do dia, algo que, em parte, é absorvido pelos sapatos. Nesse caso, os sapatos precisam de algum tempo para secar antes de serem mais uma vez usados.
James Christina refere que se tiver os sapatos muito encharcados, o melhor é deixá-los secar bem mais do que uma noite - já em alguns casos umas horas pode ser suficiente. Alternar entre sapatos todos os dias "ajuda a inibir os fungos".
Já no caso de sapatos de salto alto, o especialista refere que a melhor opção até é alternar entre alturas de saltos ao longo dos dias. Isto pode ajudar a prevenir algumas lesões, como no tendão de Aquiles.
Para evitar outro tipo de problemas, deve certificar-se que os sapatos encaixam bem nos pés, não apertem ou façam dores.
Leia Também: Estará a fazer tudo bem? Pela sua saúde, é assim que deve lavar os pés