Arrotar é uma reação do corpo completamente normal e, na maioria das vezes, não está associada a nada grave. Aliás, é na realidade "a forma de o corpo expelir o excesso de ar do sistema digestivo superior, que consiste no esófago, no estômago e na primeira parte do intestino delgado", explica Brooks Cash, um gastroenterologia, no Huffpost, agregador de blogues.
Existem, no entanto, outros motivos, e a médico, assim como outros especialistas, enumeraram cinco muito comuns e nem todos são tão graves como pensa. Relembrando sempre que o melhor é sempre ir ao médico confirmar o diagnóstico e tratamento.
Leia Também: Siga estas dicas e mantenha os intestinos saudáveis por mais tempo
1- Engoliu demasiado ar
É uma das causas mais comuns de arrotos. Trata-se de uma condição, conhecida como aerofagia, capaz de acontecer em diferentes momentos, como ao falar muito depressa, comer ou beber muito rapidamente, fumar ou mastigar e chupar rebuçados. Além disto, alguns indivíduos com ansiedade tendem a engolir mais ar, um hábito nervoso que os faz arrotar com mais frequência.
2- Comeu ou bebeu determinados alimentos ou bebidas
Feijões, ervilhas, lentilhas e couves são alguns dos culpados. Têm muita fibra e amidos que não são muito fáceis de digerir. Também as bebidas gasificadas fazem com que arrote mais. "O gás acumula-se todo no estômago. O estiramento estimula o arroto para libertar o ar", explica Lisa Ganjhu, outra gastroenterologista.
Leia Também: O que realmente acontece quando engolimos uma pastilha elástica
3- Tem refluxo gastroesofágico
Caso não saiba, esta condição faz com que os os ácidos do estômago voltem a subir pelo esófago, causando azia, dificuldade em engolir e dores no peito. Como resultado, algumas pessoas com este problema acabam por engolir excessivamente. Esse ar é capaz de ficar preso e dar vontade de arrotar.
4- Tem um distúrbio gastrointestinal
Brooks Cash diz que o mais comum é uma doença chamada gastroparesia que prejudica os músculos e os nervos do estômago e retarda a digestão. Isto faz com que a comida fique no estômago durante longos períodos de tempo, fazendo com que se sinta cheio depois de comer pequenas quantidades de comida e como se precisasse mesmo de arrotar. "Se o estômago estiver cheio, o excesso de pressão tem de ser libertado para que o ar possa ser expelido", acrescenta Lisa Ganjhu.
5- Tem uma intolerância
Também é um sintoma comum de intolerâncias alimentares como lactose, glúten e má absorção de frutose. Quando as intolerâncias existem o intestino não é capaz de digerir alguns alimentos e ficam no estômago. Isto é capaz de levar a uma mistura de sintomas desconfortáveis, como dores abdominais e náuseas, e, claro, mais gases e inchaço. "As intolerâncias, por exemplo, ao glúten ou ao leite formam açúcares não digeridos que são fermentados e produzem gases", afirma Ganjhu.
Leia Também: Pelo bem do seu intestino, tenha sempre estes alimentos em casa