Doença inflamatória intestinal causa uma inflamação crónica dos intestinos e inclui no seu leque de condições a doença de Crohn, a colite ulcerosa e a doença inflamatória intestinal não classificada. Tem várias consequências negativas e, segundo um novo estudo, é capaz de aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
Leia Também: Fique atento a estes sintomas de um intestino (muito) infeliz
Trata-se de uma investigação disponibilizada na revista científica Neurology e que envolveu mais de 85 mil indivíduos com esta doença, assim como mais de 400 mil que não a tinham. Todos foram acompanhados ao longo de 12 anos.
Com estes dados, e tendo em conta outros fatores como doenças cardiovasculares e hipertensão, os investigadores concluíram que nos 25 anos após o diagnóstico as pessoas com esta doença tinham uma probabilidade de sofrer um AVC maior em 13%.
Descobriram também que este risco estava mais associado, especificamente, ao acidente vascular cerebral isquémico que é causado por um bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro, e não ao AVC hemorrágico, causado por uma hemorragia no cérebro.
"Estes resultados mostram que as pessoas com doença inflamatória intestinal e os seus médicos devem estar conscientes deste risco acrescido a longo prazo", conclui o autor do estudo, Jiangwei Sun, em comunicado.
Leia Também: Número de vezes que faz o 'número dois' pode ser sintoma de doença grave