Jamais ignore suores noturnos constantes. Podem ser sinal de doenças graves e potencialmente fatais, como endocardite, hipertireoidismo, leucemia e acidente vascualr cerebral. O alerta foi feito por uma especialista ao jornal Daily Express.
A transpiração durante o sono "é algo comum e acontece principalmente por duas razões. A primeira é o ambiente. Embora seja agradável aconchegar-se debaixo de um cobertor ou vestir um pijama quente, isso pode fazer com que acorde a meio da noite completamente suado. Outra razão são problemas médicos", explica a especialista em sono Andrea Strand, da Eachnight Mattresses. A clínica norte-americana Mayo Clinic "enumerou vários fatores que podem contribuir para os indesejados suores noturnos, incluindo distúrbios hormonais, apneia do sono, ansiedade e infeções virais".
Leia Também: É normal transpirar muito? Perguntas que quer fazer mas não tem coragem
Segundo a especialista, "se os seus suores noturnos chegarem ao ponto de começar a sentir fadiga diurna devido à perda de sono causada pela transpiração, é altura de consultar um médico". "Se estiver a transpirar de forma constante durante duas semanas ou mais, sem sinais de melhoria, é também nessa altura que deve considerar procurar ajuda profissional", avisa.
Se os suores não estiverem associados a uma doença, existem formas de preveni-los, como destaca Andrea Strand. Evite refeições pesadas pelo menos duas a três horas antes de dormir, bem como alimentos picantes e cafeína, e controle os seus níveis de stress, recorrendo à prática de ioga e meditação, por exemplo.
Leia Também: Número de vezes que faz o 'número dois' pode ser sintoma de doença grave