Sim, a diabetes tem um impacto significativo em todo o corpo, incluindo na boca e, claro, nos dentes. Causa vários sintomas, como hálito com cheiro a fruta e boca seca, mas existem outros, afirma Rizwan Mahmood, um dentista, no jornal Wales Online.
Aliás, segundo o especialista, muitos sintomas manifestam-se inicialmente na boca, razão pela qual "esta deve ser o primeiro ponto de contacto quando se procuram sinais de alerta".
Leia Também: Cuidados (muito simples) a ter com a higiene oral das crianças
A lista de sintomas inclui doença das gengivas que são prevalentes em pessoas com doenças subjacentes, "como a diabetes, que pode enfraquecer o sistema imunitário, colocando-o em risco de infeção". Quem tem esta doença está ainda mais em risco de sofrer de doença periodontal que causa uma inflamação das gengivas e dos ossos à volta dos dentes. Já em alguns casos provoca mau hálito e até perda de dentes.
O dentista refere ainda que ter a boca seca, devido à falta de saliva, está associado a outras consequências como ulcerações e cáries. Além disso, também a diabetes também aumenta o risco de desenvolver candidíase oral, uma vez que pode afetar a forma como o seu corpo combate as infeções, acrescenta.
Já "o hálito com cheiro a fruta pode ser um sinal de cetoacidose diabética, que é uma condição perigosa e potencialmente fatal em que o açúcar no sangue é tão elevado que começa a tornar-se ácido".
Por último, o dentista menciona, na lista de sintomas, o mau hálito, mas também a queda de dentes ou simplesmente o facto de estarem a abanar.
Leia Também: Já tentou de tudo e não se livra do mau hálito? Eis o possível motivo