Sabia que muitas pessoas têm dificuldade em sentir prazer durante o verão, devido ao calor excessivo e à sensação de desconforto que este pode causar? Ainda assim, é possível contornar esta situação.
Irina Marques, especialista em sexologia educacional e diretora da Flame Love Shop, lembra, em comunicado, que "cada pessoa é única e a libido pode ser influenciada de diferentes formas, por uma combinação de fatores físicos, emocionais e ambientais". "Pode variar no verão devido a alterações hormonais, ao aumento da exposição ao sol e ar livre, e até ao maior relaxamento durante as férias. Além disso, a temperatura mais quente pode aumentar o fluxo sanguíneo e a sensibilidade genital, promovendo uma maior excitação sexual."
Leia Também: As relações sexuais diminuem com o mau tempo? Toda a verdade!
No entanto, é necessário ter atenção a algumas situações. "O excesso de calor e de humidade pode levar a sintomas como fadiga, desidratação e transpiração excessiva, afetando o desejo sexual. Também, o stress provocado pelas viagens ou pelo planeamento das férias pode impactar na libido", sublinha a especialista.
Para ajudar a ultrapassar o calor e ter mais prazer no verão, reunimos alguns conselhos básicos que deve ter em conta:
1- Mantenha-se hidratado
"O verão é o período em que mais sentimos sede, e isso deve-se à alta temperatura e ao aumento de atividades físicas. Mas além de beber água, é importante manter a hidratação do corpo durante o sexo, que também é um exercício físico (sim, queima calorias!). Tenha uma garrafinha de água por perto e ofereça ao seu parceiro ou parceira quando necessário."
2- Use roupas leves
"O calor pode ser sufocante, ainda mais na hora do sexo. Por isso, escolha roupas leves e confortáveis, como tecidos de algodão ou linho, que permitem que a pele respire. Evite roupas justas ou sintéticas, que podem causar irritações na pele e gerar desconforto."
3- Cuidado com o sol
"O sexo na praia ou na piscina pode parecer uma ótima ideia, mas é preciso ter cuidado com o sol. Além do risco de queimaduras na pele mais sensível das zonas íntimas, é importante lembrar que alguns lubrificantes e preservativos podem ser sensíveis ao sol e perderem a eficácia."
Leia Também: Homem 'parte' pénis enquanto fazia sexo com a mulher. Teve de ser operado
4- Prefira horários mais frescos
"É importante escolher os horários mais frescos para praticar atividades físicas e para ter relações sexuais. O período da manhã e da noite costuma ser mais fresco e agradável para quem precisa se exercitar ou para quem quer aproveitar a temperatura mais amena para ter mais prazer no sexo."
5- Use lubrificantes
"O excesso de suor e de humidade pode causar irritação e desconforto durante o sexo. Por isso, é importante usar lubrificantes à base de água para evitar o atrito e garantir uma penetração mais suave e prazerosa."
6- Explore novas formas de prazer
"O calor excessivo pode acabar por limitar algumas posições sexuais e também diminuir o apetite sexual. Por isso, é importante investir em outras formas de prazer, como a massagem erótica, o sexo oral e os brinquedos sexuais para que possa sentir mais prazer no sexo e escapar do desconforto causado pelo clima quente."
7- Tome banho a dois
"Tomar banho com o seu amor, antes ou depois do sexo, pode ajudar a refrescar o corpo, relaxar a mente e também aumentar o apetite sexual. A água fria é uma opção refrescante e prazerosa, mas a água morna também pode ser agradável e sensual."
8- Respeite os limites de cada um
"É importante respeitar os seus limites e os do seu parceiro. O sexo no verão pode parecer mais intenso e prazeroso, mas é importante lembrar que o corpo precisa de descanso e recuperação. Não se sinta pressionado a fazer algo que não se sinta confortável, e esteja sempre disposto a conversar com o seu parceiro sobre as suas necessidades."
9- Inclua brinquedos sexuais
"O verão é uma época de explorar novas sensações, e isso inclui o uso de brinquedos sexuais. Mas fique atento às escolhas, pois alguns materiais podem derreter ou ficar sensíveis ao sol. Escolha opções resistentes como vidro, metal ou madeira."
Leia Também: Há uma idade para parar de fazer sexo? Perguntámos a um sexólogo