Coisas que nunca devia limpar com bicarbonato de sódio

É muito útil, sim, mas é capaz de fazer estragos em alguns locais.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/06/2023 18:59 ‧ 26/06/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Dicas de limpeza

Quase todos os truques caseiros de limpeza envolvem ingredientes como vinagre, limão e bicarbonato de sódio. Aliás, o último é mesmo uma estrela no universo das limpezas, mas será que se deve usar em todos os locais e objetos? Recentemente, o site Ideal Home, falou com especialistas na área que enumeram onde não deve mesmo utilizar este ingrediente. 

Leia Também: Adeus, ácaros. Limpe o colchão assim e tenha noites mais descansadas

Superfícies em alumínio

"Não deve utilizar bicarbonato de sódio para limpar quaisquer objetos ou superfícies de alumínio, tais como mesas, molduras e candeeiros", avisa Lucy Rhead, uma profissional de limpezas da Gtech.

Porquê? Então, "o bicarbonato de sódio pode causar a oxidação do alumínio, o que significa que a sua superfície pode mudar de cor e até ficar castanha, se usado repetidamente", acrescenta. 

Móveis ou soalhos em madeira

Como é muito abrasivo não é o melhor ingrediente para limpar superfícies em madeira. Segundo a especialista, estas propriedades do bicarbonato de sódio podem causar danos na madeira, mas também podem estragar o acabamento ou selantes dos soalhos feitos neste material. Além disso, como é um ingrediente muito ácido, ou seja, é capaz de "reagir com a madeira e causar descoloração".

Leia Também: Não deixe que os seus chinelos fiquem nojentos. Limpe-os assim

Superfícies em mármore

Geralmente, com este ingrediente consegue remover as manchas deste tipo de superfícies, mas a utilização prolongada é capaz de causar danos na sua camada protetora, o que prejudica a qualidade e, muitas vezes, resulta em riscos e ranhuras no acabamento.

Além disso, segundo Stephen da Quean Clean, o bicarbonato de sódio também "não polirá nem protegerá as suas superfícies como fariam outros agentes de limpeza concebidos para a superfície específica". 

Vidros de todos os tipos

Limpar objetos feitos com este material causa estragos significativos. É "um abrasivo natural, capaz de causar danos e riscos se for utilizado diretamente no vidro", avisa Lucy da Getech. Por isso, como alternativa, utilize sprays de limpeza específicos quando limpar espelhos, janelas ou qualquer outro vidro.

Leia Também: Os parafusos da tampa da sanita nunca mais voltam a ter ferrugem

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas