Anos antes de serem diagnosticadas com endometriose, as mulheres podem tornar-se inférteis. A conclusão é de um novo estudo publicado na revista Human Reproduction.
"As nossas descobertas sugerem que os médicos que vigiem mulheres que sofram de menstruação dolorosa e dor pélvica crónica devem ter em mente a possibilidade de endometriose e tratá-las de forma eficaz", revela Oskari Heikinheimo, do hospital universitário de Helsínquia, na Finlândia.
Leia Também: Não lava os dentes antes de ir para a cama? Temos más notícias...
A doença pode bloquear as trompas de falópio, por exemplo, e impedir a circulação dos óvulos, dificultando a gravidez. Segundo os dados obtidos, o número de nascimentos que ocorreram antes das mulheres terem sido diagnosticadas foi reduzido.
"Dada a natureza crónica e o atraso típico no diagnóstico da endometriose, queríamos descobrir se havia diferenças nas taxas de primeiros partos antes do diagnóstico num grande grupo de mulheres."
O estudo envolveu mais de 18 mil mulheres. Foram avaliadas ao longo de 15 anos. "O possível efeito da endometriose no número desejado de filhos destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença."
Leia Também: Os hábitos que estão a enfraquecer (e muito) a saúde do seu coração