Ter cuidado com a saúde oral tem múltiplas vantagens e, recentemente, um novo estudo adicionou mais uma na extensa lista. Investigadores sugerem que escovar os dentes todos os dias (e não só) melhora a saúde do cérebro e reduz o risco de demência.
Leia Também: Lava os dentes enquanto toma duche? Temos más notícias
Aliás, mais especificamente, o estudo concluiu que as doenças das gengivas e a perda de dentes estão associadas ao encolhimento do hipocampo, algo que desempenha um papel importante na memória e no desenvolvimento de demência.
Claro, a investigação, disponibilizada na Neurology, revista científica, não comprova que estes problemas causam demência, mas demonstra que existe uma associação, realçam os cientistas, em comunicado.
"O nosso estudo descobriu que estas condições podem desempenhar um papel na saúde da área do cérebro que controla o pensamento e a memória, dando às pessoas outra razão para cuidarem melhor dos seus dentes", explica Satoshi Yamaguchi, cientista da Universidade de Tohoku em Sendai e um dos autores do estudo.
O estudo, feito no Japão, envolveu 172 pessoas com uma idade média de 67 anos e que não apresentavam problemas de memória no início da investigação. Todos fizeram testes de memória e exames dentários.
Leia Também: Não lava os dentes antes de ir para a cama? Temos más notícias...