Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Cuidado com as infeções urinárias. Isto é o que deve saber

Dor e dificuldade em urinar podem ser um sinal de várias coisas, mas também podem ser um sintoma de infeção urinária.

Cuidado com as infeções urinárias. Isto é o que deve saber
Notícias ao Minuto

14:50 - 10/07/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde íntima

O verão traz longos dias na praia, corpos bronzeados e, para algumas pessoas, infeções urinárias. Como tal, "conhecer os fundamentos da anatomia feminina ajuda a perceber porque algumas pessoas têm mais tendência para experienciar sintomas desta infeção na bexiga, especialmente durante os dias quentes de verão", afirma a Intimina em comunicado.

A marca de produtos dedicados ao cuidado da saúde íntima feminina começa por explicar que o pavimento pélvico feminino é composto por três aberturas muito próximas: a uretra, a vagina e o ânus. A uretra feminina é relativamente curta e se as bactérias se aproximarem muito, rapidamente chegam à bexiga.

Leia Também: É normal transpirar muito? Perguntas que quer fazer mas não tem coragem

As infeções do trato urinário (ITUs) "são quase sempre causadas por bactérias" e referem-se a infeções em qualquer parte do trato urinário (rins, ureteres, uretra e bexiga), "mas a infeção da bexiga, também conhecida como cistite, é a mais comum". "Não só é a mais comum das ITU, mas também uma das infeções mais comuns entre as mulheres (uma em cada duas mulheres terá uma infeção urinária pelo menos uma vez na vida)", diz.

As ITU são causadas, principalmente, pela Escherichia coli, uma bactéria que geralmente se encontra nos intestinos. Devido à uretra e o ânus estarem muito próximos, a bactéria não precisa de percorrer um longo caminho até à bexiga. A primeira linha de defesa é a microbiota vaginal, um conjunto de microrganismos (Lactobacilos) que vive de forma natural na vagina, cuja função é desempenhar uma barreira defensiva contra as células menos benéficas.

Leia Também: E se lhe dissessem que a solução era reaprender a respirar?

"Na praia ou na piscina, não é por acaso que devemos trocar de fato de banho quando está molhado. Quando molhados, os fatos de banho retêm a humidade ao redor da vulva", lembra a Intimina, sublinhando que "é um lugar muito delicado, que requer um equilíbrio – ar suficiente, microbiota saudável e cuidados delicados". "Um fato de banho, geralmente, não é tão respirável, retendo assim o ar e, quando molhado, retém a humidade, um local perfeito para o crescimento de fungos", como Candida spp., que normalmente vivem na vagina e são uma parte normal da microbiota vaginal. "Mas quando as condições são propícias (como um fato de banho molhado), cresce de forma desproporcional e começa a causar problemas. Esses problemas apresentam-se de forma semelhante ou, às vezes, com os mesmos sintomas de uma infeção urinária."

Outra questão a ter em conta é que "quando há um desequilíbrio na microbiota vaginal, há uma maior possibilidade de aparecimento de infeções", alerta.

Como as ITU são bastante comuns, saber quais os sintomas e sinais pode ser útil para tomar decisões conscientes em prol da saúde e do cuidado com o corpo. Infeções urinárias podem apresentar uma diversidade de sintomas e alguns são os mesmos quando se tem uma infeção causada por fungos, a considerar:

Leia Também: Estigma da epilepsia. "Desconstrução de falsas ideias é 1.º passo a dar"

Urgência em urinar

Indiscutivelmente este é o sinal mais comum de ITU: ter a sensação constante de urgência em urinar ou urinar poucas gotas. Este sintoma também pode ser um sinal de infeção provocada por fungos, especialmente durante os dias de verão.

Sensação de ardor ao urinar

O ardor é um sintoma comum e pode ser muito desconfortável no momento de urinar. A hidratação ajuda a reduzir essa sensação.

Dor

A dor varia de leve pressão a cólicas ou dor constante na parte inferior da barriga. Pode ser intensa e o mais importante, neste caso, é manter a calma e procurar ajuda médica, pois pode haver outro problema subjacente que esteja a causar a dor intensa.

Urina escura

A urina pode mudar de cor e cheiro devido às bactérias. Se a cor não ficar mais clara, mesmo com uma hidratação suficiente e ganhar uma tonalidade avermelhada, a par com alguns dos outros sintomas, nesse caso, há uma grande probabilidade de ser uma infeção urinária.

Febre

Uma temperatura corporal elevada ou dor nas costas podem ser um sinal de algo mais sério, portanto, sugere-se procurar ajuda médica no caso da manifestação destes sintomas.

Leia Também: Envelhecer com saúde. Afinal, o que é a medicina de longevidade?

Como lidar com ITU?

A melhor forma de lidar com uma infeção urinária é, em primeiro lugar, prevenir que ela apareça. Uma das formas é através da hidratação. Beber água contribuirá para aumentar a frequência em urinar, o que permite eliminar fisicamente as bactérias da bexiga, sendo, por isso, uma medida preventiva e de tratamento. É também importante urinar sempre após as relações sexuais, e, ao limpar, realizar o movimento sempre de frente para trás. Optar ainda por roupa interior de tecidos naturais e utilizar produtos adequados para a zona íntima.

"Se a prevenção não resolver, é importante consultar um médico. Por vezes os sintomas manifestam-se todos, mas a causa pode não ser uma ITU, e, desta forma, é necessário realizar análises e exames médicos. Se for realmente uma infeção urinária, além da medicação que o médico prescreverá, uma boa alimentação e hidratação também ajudarão ao bem-estar", conclui a Intimina.

Leia Também: Maioria dos portugueses com asma não tem doença controlada. Eis os riscos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório