Quem tem alergias - especialmente ao pólen - sabe que na primavera, e no verão, os sintomas ficam mais intensos. Mas fazer algumas mudanças na alimentação ajuda e muito. Aliás, mais especificamente, no Healthista, Hannah Braye, uma nutricionista, aconselha que adicione alimentos fermentados na dieta.
Porquê? Estudos sugerem que o microbioma intestinal tem muitos efeitos nas doenças alérgicas. Foi ainda "estabelecido que o microbioma é capaz de modular as respostas imunitárias e que a disbiose bacteriana (um desequilíbrio dos micróbios intestinais) é um fator de risco para doenças inflamatórias, como a rinite alérgica", acrescenta.
Leia Também: De certeza que sabe quais são as alergias mais frequentes no verão?
Como a maioria dos alimentos fermentados "contém bactérias produtoras de ácido lático" são capazes de "desviar a resposta imunitária" nos momentos em que se faz reação alérgica. Por isso, existem algumas vantagens em incluir frequentemente, na dieta, alimentos como chucrute, kimchi, kefir, iogurte 'vivo', miso e kombucha, todos contêm bactérias vivas e benéficas.
Por exemplo, segundo a nutricionista, outros estudos já "sugeriram que o consumo a longo prazo de iogurte 'vivo' pode reduzir alguns dos sintomas clínicos de alergia em adultos com rinite alérgica ou alergias nasais".
Leia Também: Dicas que ajudam a controlar as alergias ao pólen (sem medicação)